terça-feira, 22 de outubro de 2013

Despertando um Movimento em Transformação...

Por: DJ TR



Lançado em 2007 por meio da série literária “Tramas Urbanas”, idealizado pela escritora, editora e crítica literária “Heloisa Buarque de Hollanda” e, sob a curadoria do pesquisador de Hip-Hop e outros movimentos da periferia e um dos criadores do Centro Cultural Afro Reggae – “Écio Salles”, o Livro “Acorda Hip-Hop”, de minha autoria (DJ TR), parece ter chegado ao seu quase esgotamento nas prateleiras das livrarias… Um bom sinal!!!
Argumentativo em seu teor, o livro aborda a história do Hip-Hop como ativismo político no Brasil, antecipando-se em uma minuciosa ilustração de seu nascimento nos guetos de Nova York, nos anos 70, e como de lá conquistou o mundo. Os caminhos e o panorama do Hip-Hop no Brasil e sua importância na politização e conscientização dos jovens da periferia, contrapondo-se às produções artísticas convencionais de sua época, são temas que elucidam o leitor sobre o que vem a ser genuinamente esta Cultura.
Acorda Hip-Hop! chama a atenção também para as propostas e consequências das práticas do Hip-Hop nas favelas brasileiras, assunto que requer a reflexão de todos, principalmente daqueles que militam e pretendem viver de Hip-Hop profissionalmente.
Participam da obra personalidades como “Mano Brown (líder dos Racionais MCs),  DJ Marcelinho (ex-Câmbio Negro),  Mara (rapper e militante), DJ Johnny (ex-DJ de MT Bronx e editor do site Real Hip-hop), Clodoaldo Arruda (ONG Geledés),  Elza Cohen (promotora de eventos underground), DJ Juan, RDO (rapper, militante e dono da grife Cresposim), Rooney Yo-Yo (fundador do extinto Sindicato Negro, dono da grife Pixa-In e promotor de eventos para b. boys), Só Calcinha (grafiteira e militante), Nelboy (rapper angolano e militante), DJ Deco (ex-Jigaboo e produtor), Magno C-4 (rapper e b. boy),  Bad (grafiteiro e b. boy), Nino Brown (soulman e líder da Zulu Nation Brasil), Bonga (grafiteiro e militante), Suave (rapper), Big Richard (rapper, escritor, ator e apresentador) e Gabriel O Pensador (rapper, escritor e apresentador)”.
Como mesmo está escrito em sua introdução – este livro está longe de ser a Bíblia da Cultura Hip-Hop –, o Acorda Hip-Hop!, é apenas uma pequena bússola que norteará o leitor a compreender um pouco sobre o que vem a ser o Movimento Cultural Hip-Hop e como ele se projeta na sociedade atual como importante expressão de influências positivas para essa geração...

Paz e Respeito a todos!


0 comentários:

Postar um comentário